7 de janeiro de 2015

Meditação: Não tem segredo



Venho a escrever esse texto, pois acho importante compartilhar aquilo que considero em minha vida, um grande passo.

Meditar é uma prática extremamente simples com grandes benefícios de diversas naturezas, os quais todos nós buscamos, ou pelo menos dizemos buscar. O propósito deste texto é simplificar, então sem lero lero, vamos direto ao assunto.



O que não é


Difícil

A noção que a prática da meditação não é pra qualquer um, tem base em algumas noções intuitivas que criamos, como em qualquer assunto desconhecido. Muitos (talvez você), acreditam que meditar significa se concentrar completamente em alguma coisa, ou ainda pior, em coisa nenhuma. Esta ideia faz com que seja muito difícil obter algum sucesso em sua tentativa, pois estatividade é a última característica que podemos atribuir à mente humana.
Isso não vai acontecer

Coisa de doidão guru

Outra ideia muito comum é de que meditar é como entrar em transe, em um efeito de auto-hipnose onde a consciência se transforma em algo completamente diferente do que costumamos sentir. Que meditação está naturalmente ligada à religião e que se busca um conhecimento superior.

Em outras palavras, o maior motivo que leva as pessoas desistirem ou nem mesmo tentarem são as surreais expectativas e a má interpretação do conceito de meditação.


Apenas uma forma de se relaxar

Sim, uma das principais características da meditação é a famosa redução de estresse, mas esta não é sua única característica e em minha opinião, a menos importante. Relaxamento através de outras atividades são muito bem vindas, mas se pararmos para analisar, geralmente muito superficiais e pouco produtivas, como assistir horas de uma série, completamente passivo. O famoso matar tempo, quando o principio de se meditar é exatamente o oposto.


Que diabos é meditar então?


Existem milhares de vertentes sobre o assunto, mas falarei apenas da que conheço, Mindfulness. Esta é a vertente mais moderna, mais correlacionada com a ciência, estudos na área da saúde e menos imersa na vertente religiosa ou de estilo de vida, como prática de yoga ou budismo.
Mindfulness significa prestar atenção de forma particular, de propósito, no presente momento sem julgamentos
Meditar é portanto presenciar o momento. Parece simples, estamos sempre no momento presente, mas um fenômeno cada vez mais comum em nossas vidas é a compulsão de estar sempre mergulhado no passado, no futuro ou no outro. Vivemos nossas vidas evitando o momento presente, sempre tentando chegar a algum lugar, ser alguma coisa diferente, analisando incessavelmente os acontecimentos do passado e nos tornando vítimas de nossas mentes. Não é tão difícil perceber o quanto nossos pensamentos diários tendem a ser depressivos e extremamente recorrentes.
Coisas como comer, tomar banho e escovar os dentes, alguns dos momentos que nos forçamos a ficar em silêncio são bombardeados com informações e passam literalmente despercebidos pela nossa consciência. Estamos cada vez mais distantes de nossos sentimentos e sensações, ignorando e fugindo do momento presente. 
Até mesmo no sexo, um momento onde o presente é tudo, estamos preocupados com milhares de coisas, desconectados de nossos corpos, ignorando o fato de que o prazer, não pode existir dentro dos limites mentais, ele vive no corpo e no presente.
Jon Kabat Zinn, Professor de medicina da Universidade de Massachusetts e bolado pra caralho, sintetizou esta situação que nos encontramos de modo sublime.:

"Nos chamamos de Homo sapiens sapiens, aquele que é consciente sobre sua própria consciência, mas não é assim que vivemos nossas vidas, este não é o padrão de nosso funcionamento". 




Por que meditar?


Despertar

Dado este contexto de nossas vidas, a escravidão da inércia, a prática da meditação abre portas.Criando o habito de se conscientizar sobre sua consciência, conseguimos separar o Eu da correnteza de pensamentos, memórias contadas, percebendo que aquilo que pensamos e sentimos, faz parte de nós, porém não define quem somos. Com este auto-conhecimento, surge uma capacidade maior de ver em si, suas capacidades e limites de forma mais centrada, além de perceber na pele, a essência da existência e entender melhor a condição humana. Coisa grande.

Saúde

A lista de benefícios físicos é gigantesca como: aumento da imunidade, fertilidade, controle de pressão, ação anti-inflamatória e combate a todas doenças correlacionadas com stress (praticamente todas), a lista aumenta a cada ano. Para mim se destaca como importantíssimo benefício, a otimização de nossa capacidade de plasticidade cerebral. Nossos cérebros e consequentemente nossas mentes, são formadas por ligações que ao longo do tempo são fortalecidas ou enfraquecidas com base no uso e desuso, a prática da meditação influencia muito nessas mudanças, sendo assim uma grande ferramenta de desenvolvimento de auto-controle e combate a formações negativas, como é o caso da depressão.

Desculpem, mas não vou buscar fontes pra tudo isso, mó role
Mas deixarei alguns links legais no final do post, daí é contigo

Como meditar


OK OK OK 
Se não leu nada e veio direto até aqui, é porque já sabe qual é a boa, então vamos lá.

Antes de tudo, para se meditar, é preciso entender que toda aquela ideia do monge sentado no pico da montanha com a coluna certinha é desnecessária, como falamos a pouco, meditar é estar no momento, não é uma prática física, mas pode ser afiliada a uma. Isso porque o primeiro ponto de atenção na meditação é o corpo, é nele que se começa e é nele que nos voltamos quando a mente se torna um lugar conturbado.
Sente-se numa cadeira, deitar-se também serve, mas corre o risco de relaxar demais e cair no sono (Achei bobagem quando me disseram, mas já aconteceu mais de uma vez).
O primeiro passo é se tornar consciente do lugar onde está, os arredores, a cadeira, as cores, o cheiro. Isso vai te deixar um pouco mais presente no momento.
O segundo passo é entrar em contato com seu corpo, sinta conscientemente as partes do seu corpo que estão em contato com a cadeira, a pressão dos seus pés no chão e etc. Uma técnica simples de se conectar com as sensações é prestar atenção em suas mãos de olhos fechados sem tocar em nada, se pergunte, como eu sei onde minha mão está sem tocar em nada? Isso fará com que sinta com mais precisão sua mão, este principio pode ser aplicado a qualquer parte de seu corpo e você deve revesar focos de atenção.
A respiração é de forma geral o foco mais comum, ela ocorre naturalmente e sempre está lá para ser observada, não é necessário controla-la, apenas prestar atenção. Lembre-se que pouco importa no que se presta atenção, mas sim a atenção em si.
Uma boa técnica para isso é sentir a diferença entre o ar que inala e o ar que exala, sinta como o primeiro é um pouco mais fresco, o segundo sempre mais quente.
Em algum momento neste processo, pensamentos aparecerão em sua mente, de novo, meditar não é lutar contra os pensamentos, você deve abrir passagem para eles, não são seus inimigos, apenas passageiros, note-os, cumprimente-os e volte a prestar atenção em seu corpo/respiração.
Uma outra técnica muito útil para isso é a de categorizar os pensamentos, ou seja, se te ocorre um pensamento sobre uma conta a pagar você pode identifica-la como “preocupação” e a deixar passar. Quando tais pensamentos ocorrem, você deve vê-los como uma oportunidade de prestar atenção em como eles se formam e os sentimentos que carregam.
De novo, meditar não é lutar contra seus pensamentos, mas se colocar em uma posição superior à eles. Mais uma ótima técnica é a de prestar atenção como existe um espaço entre um pensamento e outro e é neste espaço que você consegue sentir a essência de sua existência, o seu eu mais profundo.
Não se Iluda, meditar é simples, mas não é necessariamente calmaria, ficar sentado parado, sozinho, desviando-se de pensamentos, é uma tarefa que requer prática e gera uma certa tensão. Estar presente no momento pode fazer com que sinta que cada minuto é uma eternidade, principalmente para iniciantes, não se preocupe com o tempo, mesmo que sejam apenas 5 minutos, você se sentirá mais centrado. Um sinal de que está muito presente e relaxado é sentir seu corpo de certa forma perdendo os limites, se estiver com as mãos entrelaçadas, ficará difícil distinguir onde começa uma e acaba a outra, tudo se torna uma sensação só.
Utilize sons de meditação ou musicas calmas, é algo a mais para prestar atenção e muito agradáveis, busque meditações guiadas no youtube, para iniciantes é muito útil, fica realmente muito mais fácil com alguém te guiando.
Preste atenção, não existe jeito errado, contanto que esteja presente.
Sinta o viver e se pergunte:

Como é estar vivo neste momento?


Alguns links

guided meditation 5 min  
https://www.youtube.com/watch?v=dEzbdLn2bJc

Jon Kabat zinn  
https://www.youtube.com/watch?v=EU7vKitN4Ro

Eckhart Tolle 
https://www.youtube.com/watch?v=foU1qgOdtwg

How meditation can reshape our brain

https://www.youtube.com/watch?v=m8rRzTtP7Tc





comments